terça-feira, 10 de julho de 2012

VÍDEO SOBRE INTERAÇÃO ESCOLAR

A Interação Escolar é dever de todos, e por isso, escola, familia e sociedade devem estar unidas para alcançar esse objetivo. Acesse o vídeo abaixo e perceba a importancia da responsabilidade que cada um tem para o futuro de uma criança, pois ele foi criado visando proporcionar ao aluno ou aos pais desses alunos, uma observação quanto ao dever da escola e da família sobre os estudantes. Esse vídeo é indicado tanto para os filhos que estão na escola, como para pais que estudam e também possuem seus filhos dentro da instituição de ensino. Após assistir, comprometa-se com o futuro da educação em nosso pais.
Ligação entre escola, família e sociedade.

                           O USO DA WIKIPEDIA

           As pesquisas realizadas no site da wikipedia, puderam contribuir para ampliar meus conhecimentos acerca do tema Interação Escolar, que foi o tema do meu projeto integrado de aprendizagem. Com essa pesquisa pude conhecer os 03 tipos que interação que podem ocorrer, sendo elas: 1 - Interação entre pessoas; 2 - Interação entre pessoas e grupos; 3- Interação entre grupos. Na escola essas três formas de interação devem estar sempre presente, pois deve haver a interação entre os alunos, entre alunos e professores e professores e comunidade, com o objetivo de facilitar o convivio entre todos.
          Caso queira dar uma olhada, acesse o link abaixo e bons estudos.http://pt.wikipedia.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o_social

Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital




Projeto de Pesquisa e Aprendizagem



Interação Escolar




Autores: Elzair Ribeiro Porto
Maria Lúcia Rodrigues de Oliveira






Pintópolis, 17 de maio de 2012
Introdução: 
O presente projeto aborda sobre o uso dos recursos tecnológicos como meio de integração ente os alunos, uma vez que encontramo-nos diante de uma nova forma de ver o tempo, a comunicação e a relação entre as pessoas. O uso das TICs possibilita aos educadores a possibilidade de oferecer uma educação voltada para a integração entre os alunos. Esse trabalho deve assegurar que os alunos conheçam os meios de informação e comunicação, e como eles interferem nas relações sociais e fazem com que esses recursos seja utilizados para na formação de identidades sociais e pessoais. Sendo assim, busca-se com esse projeto integrar mídias e tecnologias, criar novos espaços nas diferentes áreas do conhecimento, conectando e articulando saberes para transformar a interação entre alunos.
Alguns alunos das séries iniciais do ensino fundamental apresentam comportamentos de agressividade e/ou falta de interação entre si, principalmente quando trata-se da aceitação de alguma adversidade ou mesmo de alunos provenientes do meio rural para o urbano. Devido a esses comportamentos vê-sê a necessidade de trabalhar o tema Interação Escolar com os alunos, pois precisamos buscar alternativas e atividades que desenvolvam o tema que valorize e contribua para construção do conhecimento e mudança de atitudes ainda no inicio da sua manifestação, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais justos e com aceitação de diferenças. Acreditamos que se levar os problemas da turma para discussão e reflexão podemos amenizar a situação, assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso enquanto educadores, buscar alternativas que visem as melhorias. Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32) Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando tais mudanças de comportamentos.

Justificativa:
Tendo em vista a realidade encontrada em nossas escolas, no município de Pintópolis, onde diagnosticamos que a falta de interação entre os alunos é um problema muito comum, principalmente quando trata-se da aceitação de alguma adversidade, seja ela física ou intelectual, decidimos por escolher o tema: Interação Escolar. A interação entre alunos na sala de aula é a primeira aproximação pública e social, apesar de tratar-se de um público restrito, a convivência torna-se muitas vezes um desafio para os alunos e professores. Casos de burllying nas escolas é cada dia mais comum, e por isso os professor deve utilizar recursos que sejam atrativos e que de fato ajude a solucionar o problema. A tecnologia é um forte aliado nesse trabalho, pois desperta o interesse do aluno pelo conteúdo e está diretamente ligado à sua realidade.

Objetivo Geral:
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras do ambiente escolar.
  • Reconhecer que vivemos em comunidade e que  boa educação e boas maneiras fazem parte da nossa convivência.
  • Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para respeitarmos as diferenças.
  • Motivar os alunos para entenderem que as diferenças fazem parte da construção do cidadão.

Público – Alvo:
Alunos das escolas da rede municipal de ensino que apresentam comportamentos de agressividade e/ou falta de interação entre si, principalmente quando trata-se da aceitação de alguma adversidade.

Desenvolvimento:
Este projeto será desenvolvido através de vídeos, discussão de textos e imagens, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e conseqüências dos conflitos entre alunos. Serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
  • Apresentação de Filmes; 
  • Dinâmicas de Grupo;
  • Confecção de Textos através do editor de texto, com inserção de imagens;
  • Pesquisa na internet sobre o tema
  • Palestras  com os pais e responsáveis;
  • Leituras variadas,
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência e/ou preconceito no espaço escolar.

Avaliação:
O acompanhamento dos alunos deverá ser registrado semanalmente, devendo ser registrado os avanços e dificuldades que ocorreram nesse período. Serão observados a superação das dificuldades do convívio entre alunos e relatos do convívio na sociedade.

Bibliografia:
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.