quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atividade de Aula Proinfo


Para que a tecnologia se torne acessível a todos, a revolução industrial foi o ponto primordial. Foi a partir desse momento que mudanças de pensamento e atitude foram colocadas em prática para revolucionar o mercado tecnológico. Essa revolução teve pontos positivos e negativos. Se por um lado explorou-se o trabalho da mulher e das crianças para satisfazer uma minoria burguesa, por outros lado vislumbrava-se alcançar melhorias que futuramente beneficiaria a todos. Se antes a produção era em ritmo lento, com a revolução acelerou-se o acesso a novas invenções tornando mais cômoda a vida das pessoas.
Nos dias atuais tornou-se impossível viver sem, ao menos, o mínimo de tecnologia. Os serviços de banco, por exemplo, que até então era necessário a presença nas enormes filas, hoje pode ser resolvida por um simples click no celular ou pela computador.
Mas para convivermos com todas essas facilidades é necessário um preparo, um planejamento, para que não se torne um problema. Ter a possibilidade de ter seus problemas resolvidos com rapidez torna-se tentador, nesse mundo onde tudo acontece em uma velocidade muito rápida, onde não é mais aceito perder tempo. Torna-se inviável mandar uma carta, onde o e-mail é mais prático e rápido, ou até mesmo compartilhar informações pelas redes sociais, visando atingir o maior número de pessoas.
Mas o uso indiscriminado e inconsciente dos recursos tecnológicos põe em risco até mesmo a estrutura familiar, uma vez crianças, sem preparo e/ou orientação, tornam-se alvos fáceis da mídia consumista. É necessário portanto a inserção de limites, seja por parte da família ou da escola, que devem fazer um trabalho em conjunto, para modelar essa nova geração.
Mas para que o professor tenha condição de ser aliado nessa re-educação tecnológica, é preciso que ele primeiramente seja capacitado. O que se vê são profissionais despreparados, sem conhecimento suficiente para acompanhar esses alunos “modernos”. Muitas vezes o professor tem que modificar sua forma de trabalhar e buscar atualizações para suprir a necessidade cobrada pelo complexo mundo globalizado, no qual se vê obrigado a inserir seus alunos.
Tendo em vista a realidade encontrada em nossas escolas, no município de Pintópolis, onde diagnosticamos que a falta de interação entre os alunos é um problema muito comum, principalmente quando trata-se da aceitação de alguma adversidade, seja ela física ou intelectual, decidimos por escolher o tema: Interação Escolar, onde iremos trabalhar através de pesquisas na internet sobre burling, editor de textos, criação de slides para debater o tema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário