Para que a tecnologia se torne acessível a todos, a revolução
industrial foi o ponto primordial. Foi a partir desse momento que
mudanças de pensamento e atitude foram colocadas em prática para
revolucionar o mercado tecnológico. Essa revolução teve pontos
positivos e negativos. Se por um lado explorou-se o trabalho da mulher
e das crianças para satisfazer uma minoria burguesa, por outros lado
vislumbrava-se alcançar melhorias que futuramente beneficiaria a todos.
Se antes a produção era em ritmo lento, com a revolução acelerou-se o
acesso a novas invenções tornando mais cômoda a vida das pessoas.
Nos dias atuais tornou-se impossível viver sem, ao menos, o mínimo de
tecnologia. Os serviços de banco, por exemplo, que até então era
necessário a presença nas enormes filas, hoje pode ser resolvida por um
simples click no celular ou pela computador.
Mas para convivermos com todas essas facilidades é necessário um
preparo, um planejamento, para que não se torne um problema. Ter a
possibilidade de ter seus problemas resolvidos com rapidez torna-se
tentador, nesse mundo onde tudo acontece em uma velocidade muito
rápida, onde não é mais aceito perder tempo. Torna-se inviável mandar
uma carta, onde o e-mail é mais prático e rápido, ou até mesmo
compartilhar informações pelas redes sociais, visando atingir o maior
número de pessoas.
Mas o uso indiscriminado e inconsciente dos recursos tecnológicos põe
em risco até mesmo a estrutura familiar, uma vez crianças, sem preparo
e/ou orientação, tornam-se alvos fáceis da mídia consumista. É
necessário portanto a inserção de limites, seja por parte da família ou
da escola, que devem fazer um trabalho em conjunto, para modelar essa
nova geração.
Mas para que o professor tenha condição de ser aliado nessa re-educação
tecnológica, é preciso que ele primeiramente seja capacitado. O que se
vê são profissionais despreparados, sem conhecimento suficiente para
acompanhar esses alunos “modernos”. Muitas vezes o professor tem que
modificar sua forma de trabalhar e buscar atualizações para suprir a
necessidade cobrada pelo complexo mundo globalizado, no qual se vê
obrigado a inserir seus alunos.
Tendo em vista a realidade encontrada em nossas escolas, no município
de Pintópolis, onde diagnosticamos que a falta de interação entre os
alunos é um problema muito comum, principalmente quando trata-se da
aceitação de alguma adversidade, seja ela física ou intelectual,
decidimos por escolher o tema: Interação Escolar, onde iremos trabalhar
através de pesquisas na internet sobre burling, editor de textos,
criação de slides para debater o tema proposto.
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quinta-feira, 17 de maio de 2012
Atividade de Aula Proinfo
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