Ministério
da Educação e Cultura
Programa
Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo
Integrado
Curso
de Introdução à Educação Digital
Projeto
de Pesquisa e Aprendizagem
Interação
Escolar
Autores:
Elzair Ribeiro Porto
Maria
Lúcia Rodrigues de Oliveira
Pintópolis,
17 de maio de 2012
Introdução:
O presente projeto aborda sobre o uso dos recursos tecnológicos como meio de integração ente os alunos, uma vez que encontramo-nos diante de uma nova forma de ver o tempo, a comunicação e a relação entre as pessoas. O uso das TICs possibilita aos educadores a possibilidade de oferecer uma educação voltada para a integração entre os alunos. Esse trabalho deve assegurar que os alunos conheçam os meios de informação e comunicação, e como eles interferem nas relações sociais e fazem com que esses recursos seja utilizados para na formação de identidades sociais e pessoais. Sendo assim, busca-se com esse projeto integrar mídias e tecnologias, criar novos espaços nas diferentes áreas do conhecimento, conectando e articulando saberes para transformar a interação entre alunos.
O presente projeto aborda sobre o uso dos recursos tecnológicos como meio de integração ente os alunos, uma vez que encontramo-nos diante de uma nova forma de ver o tempo, a comunicação e a relação entre as pessoas. O uso das TICs possibilita aos educadores a possibilidade de oferecer uma educação voltada para a integração entre os alunos. Esse trabalho deve assegurar que os alunos conheçam os meios de informação e comunicação, e como eles interferem nas relações sociais e fazem com que esses recursos seja utilizados para na formação de identidades sociais e pessoais. Sendo assim, busca-se com esse projeto integrar mídias e tecnologias, criar novos espaços nas diferentes áreas do conhecimento, conectando e articulando saberes para transformar a interação entre alunos.
Alguns alunos
das séries iniciais do ensino fundamental apresentam comportamentos
de agressividade e/ou falta de interação entre si, principalmente
quando trata-se da aceitação de alguma adversidade ou mesmo de
alunos provenientes do meio rural para o urbano. Devido a esses
comportamentos vê-sê a necessidade de trabalhar o tema Interação
Escolar com os alunos, pois precisamos buscar alternativas e
atividades que desenvolvam o tema que valorize e contribua para
construção do conhecimento e mudança de atitudes ainda no inicio
da sua manifestação, contribuindo assim para a formação de
cidadãos mais justos e com aceitação de diferenças. Acreditamos
que se levar os problemas da turma para discussão e reflexão
podemos amenizar a situação, assim a escola interage e cumpre a
missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso
enquanto educadores, buscar alternativas que visem as melhorias.
Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação moral
de seus alunos...” (p. 32) Assim, percebemos a necessidade de
trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o
educando tais mudanças de comportamentos.
Justificativa:
Tendo em vista a
realidade encontrada em nossas escolas, no município de Pintópolis,
onde diagnosticamos que a falta de interação entre os alunos é um
problema muito comum, principalmente quando trata-se da aceitação
de alguma adversidade, seja ela física ou intelectual, decidimos por
escolher o tema: Interação Escolar. A interação entre alunos na
sala de aula é a primeira aproximação pública e social, apesar de
tratar-se de um público restrito, a convivência torna-se muitas
vezes um desafio para os alunos e professores. Casos de burllying nas
escolas é cada dia mais comum, e por isso os professor deve utilizar
recursos que sejam atrativos e que de fato ajude a solucionar o
problema. A tecnologia é um forte aliado nesse trabalho, pois
desperta o interesse do aluno pelo conteúdo e está diretamente
ligado à sua realidade.
Objetivo Geral:
Sensibilizar os
alunos em relação à importância da boa convivência para criar um
ambiente agradável na sala de aula.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras do ambiente escolar.
- Reconhecer que vivemos em comunidade e que boa educação e boas maneiras fazem parte da nossa convivência.
- Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para respeitarmos as diferenças.
- Motivar os alunos para entenderem que as diferenças fazem parte da construção do cidadão.
Público – Alvo:
Alunos das
escolas da rede municipal de ensino que apresentam comportamentos de
agressividade e/ou falta de interação entre si, principalmente
quando trata-se da aceitação de alguma adversidade.
Desenvolvimento:
Este projeto será desenvolvido
através de vídeos, discussão de textos e imagens, trabalhos em
grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e
conseqüências dos conflitos entre alunos. Serão utilizada as
seguintes estratégias metodológicas:
- Apresentação de Filmes;
- Dinâmicas de Grupo;
- Confecção de Textos através do editor de texto, com inserção de imagens;
- Pesquisa na internet sobre o tema
- Palestras com os pais e responsáveis;
- Leituras variadas,
- Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência e/ou preconceito no espaço escolar.
Avaliação:
O acompanhamento
dos alunos deverá ser registrado semanalmente, devendo ser
registrado os avanços e dificuldades que ocorreram nesse período.
Serão observados a superação das dificuldades do convívio entre
alunos e relatos do convívio na sociedade.
Bibliografia:
BRASIL,
Secretaria da Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares
Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
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